O que são personas e qual a sua importância para o marketing digital?
Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Ana da RBM Digital e no post de hoje vamos falar sobre o que são personas e como elas podem ajudar com o marketing digital.
Toda empresa tem um perfil de cliente. A definição desse perfil é algo bastante importante na hora de elaborar as suas estratégias de marketing. E quando falamos em marketing digital não é diferente. Para isso, as empresas trabalham com as personas. Mas você sabe o que são personas? A seguir vamos falar mais sobre este importante conceito.
O que são personas?
As personas são uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de comunicações mais voltadas para o consumidor. Elas podem ser definidas como um personagem fictício que se comunica com as principais características de um determinado grupo de usuários.
Esses usuários são identificados e selecionados como público-alvo através de dados de segmentação.
Com a definição de personas, a empresa pode oferecer uma melhor experiência de usuário para os seus clientes de diferentes formas. E a experiência do usuário é um fator chave para o ambiente de negócios atual.
Uma empresa não precisa ter necessariamente apenas uma persona. Podem ser usadas diferentes personas de acordo com a variedade de perfil dos seus clientes.
Benefícios de trabalhar com personas
- Melhora na identificação de necessidades. Cada público tem diferentes necessidades. Com uma persona bem definida fica mais fácil identificar essas necessidades e trabalhar com base nela para elaboração de todo material promocional.
- Ajuda na criação de um site e experiências de acordo com a necessidade dos clientes. A navegação de um site e os seus conteúdos podem ser mais focados no consumidor através do uso das personas. É possível priorizar as suas necessidades e principais tarefas.
- Melhora a conversão. O aumento da conversão depende da sua implementação. O foco na jornada no consumidor e no cumprimento de tarefas pode ajudar muito. Assim como a criação de conteúdos com mais engajamento.
- Melhor comunicação. A linguagem usada para cada tipo de consumidor deve ser diferente. Com as personas fica mais fácil identificar a melhor forma de se comunicar com o seu público.
Agora que você já sabe o que são personas e quais são os seus benefícios, é hora de aplicar no caso da sua empresa. Se preferir você pode contar com uma agência de marketing digital especializada, como a RBM Digital. Somos uma agência de Marketing Digital em São Paulo que trabalha com criação de sites, campanhas de marketing e muito mais.
Deixe um comentário