Google passa a transcrever podcasts para ajudar nas buscas

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é Ana da RBM Digital e hoje vamos falar sobre uma novidade que o Google lançou para podcasts.

Os podcasts são programas onde as pessoas falam sobre determinados assuntos ou realizam entrevistas em áudio. Além de serem muito informativos, eles fazem muito sucesso também graças à sua versatilidade, afinal o podcast é um conteúdo que o público pode consumir em momentos em que sua atenção visual está ocupada.

Muita gente ouve podcast em momentos em que poderiam estar ouvindo música, como quando estão paradas no trânsito ou então na academia.

Mas para um podcast ranquear bem, é necessário diferentes estratégias. E ainda assim, nem sempre é possível ranquear com todos os assuntos abordados no programa.

Para ajudar os produtores de podcasts, o Google Podcasts está transcrevendo de forma automática os diálogos dos programas. Esses diálogos são usados como metadados.

Isso faz com que os usuários possam procurar por episódios específicos dos seus podcasts favoritos ou algum trecho específico, mesmo que não se lembrem do programa.

De acordo com o Android Police, as transcrições estão sendo alocadas no código das páginas dos episódios no portal do Google Podcasts.

Os usuários poderão procurar por texto pelas transcrições usando o app do Google Podcasts e encontrar o episódio certo.

As transcrições são dos episódios inteiros, porém, como já era de se imaginar, não são muito perfeitas. Como são geradas automaticamente, existem alguns erros causados por interpretação incorreta do que é falado.

No momento as transcrições não estão sendo feitas para todos os episódios. Mas aqueles que já foram transcritos apresentaram um resultado muito melhor nas buscas.

Inovação em Podcasts

Parece que já tem tempo que o Google está planejando trazer algumas novidades focadas em podcasts. Em agosto de 2018 Zach Reneau-Wedeen do time de podcast do Google já havia falado em uma entrevista sobre formas de melhorar a busca por conteúdos em áudio.

Parece que esse é apenas o início dos planos do Google. Esta é uma mudança que pode ajudar mais podcasts a ganhar ouvintes, além de ajudar aqueles que já ouviram a encontrar um conteúdo de forma mais rápida.

Se a pessoa se lembrar de uma parte dos diálogos, mas não souber em qual episódio ele aconteceu, ainda assim poderá encontrar o episódio que está sendo procurado.

Ainda não se sabe se há mais planos para essas transcrições de podcasts no futuro, mas essa já é uma excelente ferramenta para quem trabalha com este tipo de mídia.

Tem um podcast e quer alcançar mais público? Conte com a RBM Digital! Somos uma agência de marketing digital de São Paulo com experiência que sabe produzir os tipos de conteúdo que vão agradar o seu público. Entre em contato com a gente para saber mais!

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezoito =