Social listening tools: Monitorando a sua reputação online

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Ana da RBM Digital e hoje vamos falar sobre as social listening tools e a sua utilidade.

Para toda empresa que trabalha online, é importante saber o que as pessoas estão comentando sobre a marca ou negócio. E as social listening tools são ferramentas elaboradas justamente para quem deseja saber o que estão falando sobre uma marca.

No post de hoje vamos explicar o que são essas ferramentas sociais e quais são os seus benefícios.

O que são social listening tools?

As social listening tools são ferramentas usadas pelas empresas para saber da reputação da sua marca online.

Uma das suas principais vantagens é o fato disso ser feito sem nenhuma necessidade de contato direto com os usuários. Além de permitir pesquisar também comentários feitos sobre os concorrentes.

Diferente de ferramentas mais voltadas para analytics, que trabalham com análise de dados dos usuários nas redes sociais da empresa, elas buscam por dados fora desse domínio. O foco das social listening tools são os comentários que estão sendo feitos sobre um negócio na internet.

Mas por que procurar por informações sobre uma empresa fora das suas redes? A resposta é simples. Através delas você vai encontrar feedbacks sinceros, de pessoas que estão falando sobre a sua marca para os seus amigos ou seguidores.

Mesmo que algumas vezes não seja possível ou até mesmo recomendado responder, com esses feedbacks você vai conseguir identificar pontos onde pode ser necessário melhorar.

Além disso, como já falamos anteriormente, elas permitem pesquisar também o que tem sido falado sobre os seus concorrentes. Além de permitir identificar quem é o seu público e como é o seu comportamento na internet.

Esse tipo de ferramenta é bastante utilizado por empresas para coletar feedbacks e também para encontrar influenciadores que podem vir a se tornar parceiros.

Esses mecanismos permitem pesquisar o mercado e seus concorrentes, identificar seu público e colher informações relevantes sobre seu comportamento on-line, interesses e necessidades.

É possível, ainda, identificar os principais influenciadores digitais dentro do seu nicho para fechar possíveis parcerias. Além de descobrir qual tipo de conteúdo funciona melhor junto a esses usuários. Isso é ótimo para causar uma interação positiva com a marca.

Com as social listening tools as suas estratégias de marketing podem se tornar muito mais completas e assertivas, atingindo o seu público da maneira correta. Além disso, elas são uma excelente forma de melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais.

Quer melhorar a reputação da sua empresa online? Conte com uma empresa especializada em marketing digital como a RBM Digital. Trabalhamos com SEO, gerenciamento de redes sociais e muito mais! Entre em contato com a gente para saber mais!

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 3 =