O que é um sitemap e quais são os seus benefícios?

Olá leitores e leitoras, tudo bem? Eu sou a Ana da RBM Digital e hoje trago mais uma dica muito importante para quem quer ter melhores resultados com os motores de busca. Se você cria sites, provavelmente já ouviu falar sobre os sitemaps, não é mesmo? Mas o que é um sitemap e qual é a sua utilidade? É sobre isso que iremos falar no post de hoje.

O que é um sitemap?

Quando criamos um site, queremos que ele seja muito bem indexado pelo Google, pois essa é uma das melhores formas de atrair visitantes através das técnicas de SEO. O sitemap XML cria um tipo de “mapa” do seu site, permitindo que o Google possa encontrar todo o conteúdo essencial para ser indexado.

Ele contém vários dados importantes que auxiliam na indexação das suas páginas, tornando a categorização dos conteúdos clara para o buscador. Veja abaixo um exemplo de estrutura de um sitemap:

À primeira vista, parece algo um pouco confuso, não é mesmo? Mas ele é elaborado especialmente para que o Google possa ter um acesso rápido aos seus conteúdos. Na última linha, há uma data. Esta data indica para o Google qual foi a última vez que atualizamos o post. Quando uma data no sitemap é atualizada, O Google sabe que há novos conteúdos a serem indexados naquele site. O mesmo ocorre quando você cria uma página ou post.

Quando um site tem um número muito grande de URLs, pode ser bom limitar esse número de URLs em cada sitemap, fazendo que com que ele seja lido mais rapidamente.

Quais são as vantagens de um sitemap?

Bom, conforme já falamos anteriormente, a maior vantagem do sitemap é permitir que o seu site seja encontrado facilmente pelos buscadores, trazendo assim mais visitas orgânicas. Além de facilitar o acesso ao seu conteúdo, ele indica para o Google sempre que há algo novo para ser indexado.

Este é um recurso muito importante para sites pequenos, o sitemap também pode ser benéfico para sites grandes, sites que tem arquivos grandes ou usam muito conteúdo rich media. Além disso, eles também beneficiam muito sites que não tem uma quantidade boa de links externos.

No sitemap devem constar as suas URLs mais relevantes, levando os usuários para os conteúdos certos. Links que não são adequados para quem está chegando no seu site agora, devem ficar fora do sitemap.

Agora que você já sabe o que é um sitemap e como ele pode beneficiar o seu site, que tal começar a produzir conteúdos relevantes para trazer visitantes para o seu site? Para isso você pode contar com a Agência de Marketing Digital de São Paulo RBM Digital. Utilizando as principais técnicas de SEO do mercado, produzimos conteúdos para sites de diversos nichos, trazendo resultados efetivos para a sua empresa. Entre em contato para saber mais!

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 2 =