Como otimizar imagens para o SEO

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é Ana da RBM Digital e hoje vamos falar sobre como otimizar imagens para o SEO. O SEO engloba uma série de técnicas que fazem com que o seu site tenha um melhor posicionamento nos buscadores, e essas técnicas englobam não só o texto, mas também as imagens. Para entender melhor o que é o SEO e qual a sua importância, confira o nosso post sobre o assunto.

Hoje o nosso foco será nas imagens. Veja algumas dicas para melhorar o SEO do seu site usando imagens e otimize ainda mais os seus resultados.

Formas de otimizar imagens para o SEO

Utilize os formatos de arquivo certos

Ao buscar imagens na internet você irá encontrar diferentes formatos, sendo os principais deles PNG, JPEG e GIF. Cada um desses formatos tem as suas vantagens ou desvantagens, mas para sites o mai indicado são as imagens em JPEG.

Redimensione as imagens

O tamanho da imagem e do arquivo são coisas diferentes. O tamanho da imagem se refere às suas dimensões enquanto o tamanho do arquivo é o espaço que ela irá ocupar no servidor. Imagens com maior resolução e maiores dimensões vão fazer com que a sua página carregue lentamente e são mais indicadas para quem vai imprimir. Em sites, você deve apostar em uma resolução que não seja muito alta, mas que tenha uma boa qualidade.

Otimize o nome do arquivo

Escolher o nome do arquivo é importante para o SEO e ranqueamento da imagem nos resultados de busca. Antes de fazer upload, coloque no nome do arquivo palavras-chave relevantes que estejam de acordo com o conteúdo da imagem e com o seu texto. Separe as palavras por hífen para que elas possam ser reconhecidas pelos motores de busca.

Coloque alt tags

As alt tags funcionam como uma forma de “descrever” uma imagem para os sites de busca. Sem a alt tag, o buscador não saberá o que está na imagem e poderá não exibir nos resultados. Você pode usar esse espaço para colocar palavras-chave relevantes, mas sempre lembrando de colocar palavras que tem a ver com a descrição da imagem.

Escreva legendas

Apesar de não terem impacto direto no SEO, as legendas de uma imagem podem valorizar a experiência do usuário. Além disso, elas podem complementar a experiência para usuários com necessidades especiais.

Essas são formas muito efetivas de usar as imagens para melhorar o SEO do seu site. Siga essas dicas e logo você irá começar a notar os resultados. E para aproveitar ao máximo o SEO do seu site, que tal contar com a ajuda de uma agência especializada. A RBM Digital é uma agência SEO que trabalha com produção de conteúdo para te colocar no topo das buscas! Entre em contato com a gente para saber mais!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + treze =


WhatsApp chat