O que é conteúdo evergreen e quais são as suas vantagens?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Ana e hoje vou explicar o que é conteúdo evergreen e como este tipo de conteúdo deve ser trabalhado no seu blog. Mesmo sendo novo nessa área, você certamente já deve ter ouvido falar em “conteúdo evergreen”. Mas o que é isso e como ele pode ajudar o blog a ter sucesso?

O que é o conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen é um tipo de conteúdo SEO que se mantém relevante para os leitores, mesmo bastante tempo após a sua publicação. Também chamados de conteúdo perpétuo, eles são muito bons para sites que buscam criar um aumento no tráfego com o passar do tempo, trabalhando diferentes palavras-chave e trazendo mais público através dos buscadores.

Alguns formatos bastante comuns de conteúdo evergreen incluem:

  • Listas
  • Dicas
  • Tutoriais
  • Artigos informativos
  • Reviews de produtos
  • Vídeos

Estes formatos não tornam um post automaticamente evergreen, mas geralmente são os que se saem melhor como este tipo de conteúdo. Os vídeos, por exemplo, são muito efetivos quando queremos ilustrar algo como o passo a passo de uma receita ou alguma manutenção.

Entre os conteúdos que não são considerados evergreen estão:

  • Artigos de notícias
  • Dados numéricos ou estatísticas que mudam com o tempo
  • Artigos sobre alguma data comemorativa (sobre páscoa ou natal, por exemplo)
  • Artigos com foco em alguma tendência da cultura pop
  • Tendências de moda

Esses conteúdos não podem ser considerados evergreen, pois tem uma “data de validade” e vão perdendo o seu valor com o passar do tempo.

Algumas ideias de artigos evergreen

Existem assuntos que nunca perdem a relevância com o passar do tempo. Entre eles estão:

  • Amor e Relacionamentos
  • Culinária
  • Economia e finanças
  • Pais e filhos
  • Perda de peso
  • Emprego e carreira (desde que não seja vagas e sim dicas)
  • Cuidados com pets

Mas é claro que o mais importante é que os tópicos evergreen sejam relevantes para o seu negócio. Se você vende materiais para escritório, por exemplo, poderá fazer artigos com dicas voltadas para isso como “Como manter a sua mesa organizada” ou “Os diferentes tipos de canetas e a sua utilidade”.

A maior dificuldade na hora de elaborar conteúdos evergreen é a impressão de que todos os assuntos já foram falados na maioria dos sites. Então como se destacar? Nesses casos o melhor é procurar ter uma visão única de cada tópico, ou então oferecer mais detalhes nos seus posts do que os outros sites.

Se você quer conteúdos evergreen de qualidade no seu blog, entre em contato com a Agência SEO de São Paulo RBM Digital. A RBM é uma Agência de Marketing Digital que com anos de experiência que pode oferecer o melhor para o seu site. Entre em contato e conheça os nossos serviços.

Compartilhar esta postagem

Comment (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 9 =